My photo
Estou em direção à névoa da cidade. O cheiro de fritura dá a noção da chegada. E sobre a ponte vejo o rio gotejar, lá embaixo. Libertação dos sentidos!!!!

Tuesday, June 15, 2010

Volna

Eu conheço essa figura! Parceria da antiga, gente boa a fu. Há muito tempo não cruzava com o cara - se mudou, trampando, tocando, correndo, sei lá. Enfim, olhava o Jornal do Almoço dia desses e lá estava a banda Brilha Som. Volnei Bianchini num dos vocais. Músico nato, desde sempre, talento diferenciado. Lembrei dos tempos de Tack Ups, das noites de jam e da voz de Billie Joe Armstrong. Bom te ver, bruxo! Sucesso! Forte abraço!

Foto: www.bandabrilhasom.com.br

Monday, June 14, 2010

Ela

Dessas que estão por aí, ela é a melhor, sem dúvida. Supera as demais, de longe, em tudo – canta muito, dança, toca diversos instrumentos, sabe falar, tem carisma, consciência social, conteúdo, tem história, é sensual sem apelar ou ser vulgar, é sul-americana. Sou fã dessa mina, embora gostasse mais dela no início da carreira, quando era morena com estilo roqueiro. Enfim, não tem comparação.

Monday, June 07, 2010

Assim é

Boa música, velhos amigos, novos projetos, verve, corações, rostos jovens, roda punk, tribos, performances, ceva gelada, surto criativo, gritaria, euforia, contatos, esperanças, promessas, microfonia, cigarros, covers, som próprio, saudades, penumbra, decibéis, loucos, letras, ideologias, cifras, melodias... Tem coisas que não mudam, graças a Deus. É sempre revigorante uma noite de rock.

Thursday, June 03, 2010

Bill

Esse outro retrato rolou há bem mais tempo, na época do TCC, quando avaliava a relação do Hip Hop com as mídias. Grande aprendizado, muitas entrevistas, correrias a fu, teoria e prática do movimento. O bate-papo com MV Bill proporcionou um brilho diferenciado na pesquisa. Cordial, consciente de sua função social, articulado e de opiniões firmes, deu outro foco no modo de encarar os meios de comunicação, ocupando e aproveitando os espaços para divulgar a cultura de rua, de raiz. Fez muita gente pensar e respeitar tais iniciativas. Percorreu caminhos antes não imaginados pelo rap nacional e sua ideologia. Foi criticado por muitos, mas, considero que conseguiu utilizar o sistema a favor da causa.

Tuesday, June 01, 2010

Homem na Estrada

Firmeza! Foi o que disse Mano Brown, quando pedimos pra tirar a foto, depois de nos identificarmos como fãs do cara. Apesar de rápido, o momento foi emocionante. Afinal, estávamos diante de um dos maiores poetas urbanos do país, guerreiro, um ícone do Rap, precursor, com os Racionais, do Hip Hop no Brasil. Um cara que tem o que dizer, contestador, sagaz, e influência pras rimas de muita gurizada por aí. Juntamente com Ice Blue, Edy Rock e KL Jay, Brown deu voz à periferia, expondo a realidade da favela e cutucando a sociedade sobre temas polêmicos. Aliás, os Racionais conseguiram um feito impressionante: vender 1,5 milhão de discos (Sobrevivendo no Inferno, de 1997), sem o amparo de nenhuma grande corporação, no peito e na raça, marca inédita entre os grupos de Rap por aqui. Valeu, Mano!

Dica de Leitura: Eminência Parda – Matéria da Rolling Stone (dezembro, 2009)

Thursday, May 20, 2010

Rebobinar

Não sei se devido aos meus 11, 12 anos, mas o Freddy Krueger dos anos 80 parecia mais assustador e perverso. Lembro que, entre a gurizada, naquela época, juntávamos uns trocados para locar os filmes do monstrengo, que atormentava os sonhos com sua luva de navalha e uniforme do Flamengo. Ele povoava os medos na hora de dormir. Marcou como um dos principais personagens do terror na nossa pré-adolescência. O Freddy de 2010 me fez voltar no tempo, estava curioso, até com saudades, achei bacana, embora na nova versão, o maldito perdeu um pouco do mistério e do sarcasmo. Sair no soco com o Jason deve ter consumido boa parte das energias do tinhoso.

Tuesday, May 18, 2010

Fim de tarde

Esse vinho tem gosto de liberdade. É o que meu dinheiro pode comprar. Barato, muito barato. Eu gosto. Tenho que sair daqui, deixar a mente flutuar. Adquiri o bilhete, anilina abençoada. Torno-me passageiro. O custo é baixo e a música é boa. É a sexta da fita, W.M.A. Entra em meus ouvidos, não há fronteiras. Deleite. É a minha experiência terapêutica de abandonar o corpo por breves momentos. É o que preciso enquanto espero meus amigos. Cheguei cedo. Sinto que estou em ebulição. Sou uma profusão de sentimentos. O sol começa a sair de cena. Ainda está quente, verão. A melhor coisa do walkman é saber que você pode pensar com trilha sonora. Mais do que isso: é quase um gozo saber que aquele pequeno mundo é só seu. “É o que me diferencia desses filhos da puta”, resumiu dias antes um dos parceiros, Javier.

Parte de umas composições...

Thursday, May 06, 2010

É do U2

O Baum chegou empolgado com uma pá de músicas que baixou da internet. “Pensei que esse som fosse do U2”, disse convicto ao mostrar One na voz grave de Jonnhy Cash. Também sempre tive a certeza da autoria dos irlandeses. Escutei novamente. Será? Fiquei na dúvida. “É do Jonnhy Cash”, reforçou o parceiro. Bom, vai saber, tem tantas versões e releituras rolando por aí. Fui pesquisar. Para esclarecer: Cash deu outra roupagem para One em 2000, mas a balada já estava gravada entre os maiores clássicos da história do Pop/Rock mundial. One é a terceira faixa do álbum Achtung Baby, de 1991.

Monday, May 03, 2010

Contatos

Foge do clichê quando o papo é sobre alienígenas. Não tem aqueles monstros horrendos. Não aparecem armas espaciais, raio laser, e tal. O heroísmo norte-americano que salva o mundo da invasão extraterrestre também fica de fora. As naves gigantescas e brilhantes não entram no roteiro. Não é um blockbuster. E mesmo sem todos esses recursos, tão tradicionais, Contatos de 4º Grau, é instigante, assustador, provocativo, dá medo, o melhor que já vi nesse gênero. Aborda o mistério das abduções. É baseado em fatos reais, nos relatos da Dra. Abigail Tyler, ao tentar desvendar o que ocorreu com ela, sua família, e os habitantes de uma pequena cidade do Alasca. Montagem ou não, farsa ou não, eu gostei. Faz pensar.

Ainda sobre filmes: no domingo vi Nome Próprio. Grande interpretação de Leandra Leal.

Sobre futebol: parabéns ao Grêmio pelo Campeonato Gaúcho 2010.

Segunda-feira, 3 de maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Tuesday, April 27, 2010

Bass

Baixoterapia. A ideia é do mano Vidal. Músico da antiga, ele está amadurecendo o projeto que surgiu há algum tempo, quando conversávamos sobre sons e autoajuda. O esquema é o seguinte: reunir num DVD as melhores linhas/solos de baixo e comercializar como elemento místico-espiritualista-religioso-psicológico-salvador do tipo: “chegou a grande solução para as agruras da sua vida!”. Elimina estresse, traumas, depressão, entre outros males de naturezas diversas. O kit completo do tratamento incluiria manual de instruções, cifras comentadas, cordas novas, vídeos com os melhores do ramo e suas técnicas maravilhosas. Uma audição de meia hora, três vezes por semana, já seria o suficiente para os primeiros resultados. O ponto alto da campanha ficaria por parte dos depoimentos, extremamente emocionados, sobre o antes e o depois da conversão. Nos casos agudos, o recomendável seria a slapterapia, um recurso mais intenso, com preço acima do pacote normal, verdade, mas com elevado índice de redenção. Putz, o tempo ocioso, às vezes, é um perigo.

Friday, April 23, 2010

23 de abril

Dia saudar São Jorge, Ogum, o Santo Guerreiro. Senhor do ferro, das armas, é o Orixá que zela pelo trabalho e abre os caminhos. É vencedor de demandas. Suas cores são o verde e o vermelho. Eu tenho Ogum em minha companhia... Ogam, toca pra Ogum! Ogunhê!!!



Wednesday, April 14, 2010

Apelo

É como no dito popular: as imagens falam por si. Fiz essas fotos em março. Aqui, apenas dois registros significativos de um conjunto de flagrantes que captei - no decorrer vou postando as demais. Foi na praia da Pinheira, Palhoça, Santa Catarina. É um pequeno paraíso, rico em belezas naturais e exemplar na hospitalidade de seus moradores. Agora, quem frequenta sazonalmente precisa ter um pouco mais de cuidado, vamos dizer assim. Os que lá habitam também têm papel fundamental na preservação. Nosso planeta padece com a insensibilidade humana. Os resultados, na forma de notícias, em grande parte, vêm com a palavra tragédia grifada na descrição dos eventos climáticos. Pequenos cuidados podem fazer a diferença, não custa, não dói, é fácil. Se sujar, limpe! O exemplo vem de casa. A natureza, nossos filhos e netos agradecem.

Leitura do momento

Antes de tudo, comovente. Muita coisa mudou hoje na Colômbia, pelo menos não se tem aquela violência latente do final dos anos 80 e início dos 90. O livro, porém, vale como documento de uma época de caos e medo. Trata-se de uma grande reportagem, ao abordar a guerra do narcotráfico, o terrorismo, Pablo Escobar, as Farc, o trabalho da imprensa, a angústia dos sequestrados e suas famílias, e a busca da pacificação no país. Traz os bastidores das negociações pela libertação dos reféns, na maioria jornalistas, que eram levados como forma de pressionar o governo pela não extradição dos traficantes. Pulsante!

Obra: Notícia de um sequestro
Autor: Gabriel García Márquez
Páginas: 318
Preço: R$ 44,90
Editora: Record

Monday, April 12, 2010

Mais do que a qualidade da película, o filme cumpre um papel muito mais importante do que o puro e simples entretenimento. Ele pode ser o estímulo para muita gente na busca da espiritualidade, do conhecimento, da religiosidade e, principalmente, da obra de Chico Xavier. São mais de 400 livros e um legado de fé, caridade e amor. São ensinamentos que, independente de credo, nos motivam a sermos pessoas melhores, a fazermos mais por nossos irmãos, enfim, a evoluirmos em nossa existência. Em tempos de tantas barbaridades, violência, insensatez e egoísmo, vale um tempinho para reflexão. Vá ao cinema, mas não descarte a leitura. Faz bem para alma e o coração. Chico é uma lição para vida.

Wednesday, March 31, 2010

Tá valendo

Depois do almoço, dia desses, aquela caminhadinha básica para assentar o rango, descendo a ladeira, Rua da Praia. Ali fui fisgado por um alarido agradável, música de primeira, ao ar livre, ao vivo. Para quem curte som de raiz – blues, folk, country – vale a dica: Bluegrass Porto-Alegrense. Ouvi, gostei, comprei o CD, R$ 15.

Wednesday, March 24, 2010

Posteridade

Tem sons que ficam para história, são clássicos. Alguns, bem particulares, e que ilustram a trajetória de cada um. Ontem, conversei com um parceiro da antiga, o Richard, que retorna aos nossos pagos, e lembramos dos fados que criamos em outros momentos. Lamentamos não termos registrado com qualidade as inspirações de tempos idos. Puxamos pela memória e os riffs renasceram, as letras tomaram forma e a nostalgia se fez presente. Voltamos ao passado, mas nos enchemos de entusiasmo para o que pode vir pela frente. Por enquanto, tudo sem compromisso, pela ceva, pela irmandade, mas aposto no entrosamento e na verve dos próximos passos.

Thursday, October 29, 2009

Birth Ritual

Estava procurando na rede o vídeo de Birth Ritual. Encontei um show de 1991. Apesar de precário, é visceral e lembra o quanto era gloriosa, rica e produtiva a nossa querida Seattle. Voltei no tempo. Gostava desse som cru, gorduroso, pegado. Entre os devaneios noventistas, lembrei de quando produzíamos, no braço e no xerox, nossos próprios “materiais de divulgação”, tipo esse aí ao lado. Claro, o nosso era bem mais tosco, evidentemente. Como a grana sempre faltava, o troço tinha um caráter bem underground, rústico, no corpo a corpo, flyer e tudo mais. Pequenos bares, parceria para o equipamento no palco, o tradicional achaque para o trago, grandes momentos, enfim. No começo, o talentoso Élson dava uma força e elaborava uns desenhos para nossa “publicidade”. O Milton ainda deve ter algumas amostras guardadas. E as faixas? Bah! Tudo é história.

Friday, October 16, 2009

Duff

O ex-baixista do Guns, Duff McKagan, revela: "fizemos bastante dinheiro na época do Guns, mas não fiquei rico, tinha vinte e poucos anos. Se fosse hoje, com a minha experiência, tenho certeza que teria ficado com bem mais dinheiro”. Afirma ainda que não faz download ilegal e não deixa os filhos baixarem músicas ilegalmente. A banda Duff McKagan’s Loaded toca no Brasil mês que vem no festival Maquinaria, em São Paulo. Outra curiosidade, o cara se formou em economia e tem uma coluna onde analisa a atual conjuntura finaceira. A matéria completa pode ser conferida no G1.

Foto: Duff McKagan’s Loaded/Divulgação.

Thursday, October 15, 2009

Daniel San

Deu no noticiário do meio-dia, na TV: sujeito é preso suspeito de agressão a motoboy. Esguio, a roupa parecia enfiada num cabo de vassoura, entre 45 e 50 anos, estava sendo conduzido à delegacia por um policial. Na entrevista, o repórter pergunta, entre outros questionamentos:
- O que você utilizava para bater no rapaz?
A resposta:
- Só usei a mão. Sou meio carateca, sou meio faixa preta.
O PM chegou a sair de quadro para rir.

Thursday, October 01, 2009

Eu fui

Nessa febre eterna e enfadonha de revival da década de 1980, como é revigorante ver que os anos 90 também seguem vivos. Taí o novo do Pearl Jam, que não me deixa mentir. Esses caras foram inspiradores, quando vivenciávamos romanticamente o sonho de montar uma banda, de compor, de cantar nossos dramas e angústias, de viver da música. Éramos adoradores de Seattle. Cultivávamos com orgulho nossos cavanhaques. Lembro quando tiramos, daquele jeito, que nem a nossa cara, Reavermirror. Azar, estávamos “tocando” Pearl Jam, o que poucas bandas da nossa pequena cena arriscavam. O Adriano fazia o backing – o pai dele tinha a melhor segunda de Sapucaia.Valeu a pena. Outro dia vi o clipe de The Fixer, primeiro single do novo Backspacer. Massa. Parece que a vitalidade está de volta, o Pearl Jam retornou. Eu fui no show em Porto Alegre (28/11/05) e chorei.

Salve Coletivo

Powered By Blogger