My photo
Estou em direção à névoa da cidade. O cheiro de fritura dá a noção da chegada. E sobre a ponte vejo o rio gotejar, lá embaixo. Libertação dos sentidos!!!!

Monday, July 17, 2006

Cultura Negra

Há quase um ano venho trabalhando na produção de um programa voltado para a cultura negra. Chama-se Confraria Castro Alves. Vai ao ar todos os domingos, às 16h , na TV Assembléia, canal 16 da Net. O espaço congrega debates sobre igualdade racial, cotas, educação, juventude, saúde, religiosidade, violência e artes. É um programa pioneiro nas emissoras legislativas em relação à esta temática. No Programa que vai ao ar no próximo dia 23, o apresentador, professor Pernambuco, conversará com a advogada Letícia Lemos da Silva, com o professor de História, Arilson Gomes, e com o Babalorixá, Baba Diba de Yemonja. Um dos pontos da pauta irá tratar sobre a Lei 10.639/03, que dispõe sobre a inclusão da cultura negra no currículo escolar. Vale a pena acompanhar. Os depoimentos são bastante significativos e merecem que fiquemos atentos a questões como estas para a construção de uma sociedade mais justa. O Programa pode ser acompanhado também pela Internet, no site da Assembléia Legislativa.

Dica de leitura do professor Arilson:
Educando pela Diversidade Afrobrasileira e Africana – Jorge Arruda
OBS: O livro pode ser encontrado no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul

2 comments:

Anonymous said...

Pô, grande dica!
Volta e meia a gente perde algum programa legal por pura falta de indicação.
Nesse caso, além da produção do amigo, que já é um atrativo por si só, o tema é super atual.
Tenho contato com a questão da discriminação e das cotas, entre outras, por conta do meu trabalho (trabalho no Ministério Público do Trabalho), e inclusive fiz há alguns meses um curso de formação em relações raciais promovido pela ONG Maria Mulher (aliás, a Dra. Letícia, uma das entrevistadas faz parte desta ONG, não? Ela foi uma das ministrantes do curso que falei...).
Uma das discussões do momento é a questão da "discriminação positiva", com a instituição de cotas, por exemplo.
Vou assistir e recomendo a todos.

TOM FORTUNATO said...

jeco:
bah, primeiramente, obrigado pelas visitas e pelos comentários. é com essa troca de idéias que vamos qualificando nossos espaços de interatividade. valeu mesmo, irmão. cara, realmente, a Dra Letícia faz parte da ONG Maria Mulher. Inclusive, ela tem se dedicado nestes últimos tempos ao projeto SOS Racismo. Se der, dá uma conferida no programa. Apesar destes temas complexos, o programa é bem descontraído. O apresentador é um figuraça e tem até musiquinha pra divulgar o e-mail, hehehehe.

Meu velho, grande abraço. nos falamos na seqüência. Obrigado, mais uma vez, pela leitura.

Salve Coletivo

Powered By Blogger