My photo
Estou em direção à névoa da cidade. O cheiro de fritura dá a noção da chegada. E sobre a ponte vejo o rio gotejar, lá embaixo. Libertação dos sentidos!!!!

Friday, August 14, 2009

40 anos

Foi a celebração da paz, do amor, das drogas, do sexo, do rock. O festival de Woodstock, um dos maiores de todos os tempos, está completando 40 anos. Entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969, o público, em número muito acima dos 200 mil participantes previstos inicialmente pelos organizadores, além de toda curtição, também mostrou para o mundo sua inconformidade com a guerra do Vietnã. Foi a marca de uma geração, influenciando muitos dos que vieram depois, passando pela arte, pela filosofia de vida, e pelo sonho de uma sociedade mais democrática e menos beligerante. Enquanto acontecia o festival, no Brasil, os dias eram difíceis por conta da repressão. Vivíamos o endurecimento do regime militar, mas os ideais que ecoavam de lá nos traziam a esperança de tempos mais amenos. Woodstock entrou para história. Foi além da música, tornou-se referência em termos de mobilização e deu outro significado nas relações sociais, culturais e políticas.

Fotos: Getty Images

Wednesday, August 12, 2009

Seres iluminados

Os artistas dão outro sentido para nossas vidas. Pessoas, culturalmente talentosas, são portadoras do entretenimento, da emoção, da sensibilidade, da alegria. São almas iluminadas, evoluídas, eu diria, têm outro tempo das coisas. São realmente marcantes seja qual for a linha de atuação, teatro, circo, música, pintura, literatura. Louvo, principalmente, os que atuam no underground, pois lutam contra as mais variadas adversidades para levar ao público aquilo que os move, a verve artística, a paixão, o alimento para seus espíritos inquietos e questionadores. Essa moçada tem todo meu respeito e reverência. Pensei nisso tudo há alguns dias quando escutava coisas antigas, sons de outras épocas, fiquei viajando. De um modo geral, é escasso o tempo que dedicamos à cultura em nossas vidas. Deveríamos ir mais ao teatro, ao cinema, aos shows, ao bar da esquina. Por outro lado, a infraestrutura, o suporte, o incentivo, poderiam ser bem melhores em se tratando de apoio aos artistas no nosso país. A cultura deveria ter outra concepção, afinal, gera renda, emprego, e uma infinidade de bens simbólicos.

Dica: Segue até o dia 30 de agosto, no Margs, a exposição A Arte na França: o Realismo 1860-1960. Pela primeira vez no RS é possível ver obras de artistas como Courbet, Monet, Van Gogh, Degas, Renoir, Picasso, Cézanne, Balthus, Millet, Dérain, Miró, Dalí e Manet, além de brasileiros como Cândido Portinari, Almeida Júnior e Iberê Camargo. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 19h. INGRESSO: um quilo de alimento não perecível. Só.

A foto é do mímico francês Marcel Marceau, que morreu em 2007, aos 84.
Crédito: Philippe Driss/AFP

Friday, August 07, 2009

Leitura do momento

Uma profunda pesquisa história. Te coloca nos bastidores, dando a perfeita sensação de que você está no local dos fatos. Resgata os momentos derradeiros de uma das figuras mais intrigantes da vida política do Brasil. Apresenta ao leitor as várias faces de Getúlio e da família Vargas, rememorando episódios, desde os tempos do pampa gaúcho, passando pelo Estado Novo, a queda, a volta e o fim de uma era, que ficou marcada no cenário político nacional. A passionalidade da imprensa, a guerra de acusações, os embates ideológicos, os mistérios do crime na Rua Tonelero, o fatídico mês de agosto. Tudo isso é revisitado com riqueza de detalhes e uma narrativa pulsante.



Obra: Getúlio
Autor: Juremir Machado da Silva
Páginas: 434
Preço: R$ 19,90
Editora: Best Bolso

Thursday, August 06, 2009

A verdadeira Love

A Ci sabe que sou fã dessa mina. Love é a protagonista da série Ghost Whisperer, mas já fez de tudo um pouco no mundo artístico. O mais legal dessa foto é que, aqui, ela aparece sem o glamour, sem fotoshop, etc. E só ela, frente e verso, verdadeira. Não tem disfarce. Da página onde busquei a imagem, havia muitos comentários sobre celulite e outros “defeitos”. É complicado. A imposição de um padrão quase não deixa mais espaço para a naturalidade. Sei, evidentemente, que todos queremos nos apresentar da melhor forma. Não há mal nenhum nisso. Correção estética é perfeitamente aceitavel, às vezes, necessário mesmo, salva a autoestima, em alguns casos. Exercícios, ótimo, faz bem para o corpo e para alma. Agora, ter o que mostra a TV como objetivo, já é outro papo. As chamadas "imperfeições" fazem parte da concepção, afinal, somos humanos, não máquinas. Não há beleza somente no universo das turbinadas e exuberantes - muitas vezes artificiais. Preservemos as individualidades. Um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença, superando qualquer equipamento tecnicamente elaborado.

Wednesday, August 05, 2009

Confraria

Encontrei, ontem, camaradas dos tempos de sonzera no Vira Verão, no Bat Bar, em Portão, no BR3, entre outros botecos da vida. Alguns parceiros ainda na ativa, outros com projetos diferentes, enfim. Foi uma grande oportunidade de colocar o papo em dia, lembrar boas histórias e combinar os próximos encontros da nossa “confraria”. Seria legal dar um nome. Quem tiver sugestão, pode mandar. Foi legal, também, ver a rapaziada peleando por uma cena musical na região, um sonho ainda pulsante, renovado através dos anos. Os caras estão se organizando. Tem programa na Rádio Unisinos e até um jornal. Não tenho muitos detalhes, mas sei que vai ao ar todas as terças, das 20h às 21h. Gente se mexendo, velhos irmãos, multiculturalismo, novos planos, ceva gelada. Assim é.

Salve Coletivo

Powered By Blogger