Saiu na Agência Reuters
O Parlamento de Portugal aprovou uma medida que visa incentivar a música portuguesa, estabelecendo cotas para talentos locais no rádio, disse um porta-voz do governo na sexta-feira.
Emissoras que desprezarem a lei, que estabelece um mínimo de 25 por cento do tempo de transmissão para a música portuguesa, podem ser multadas em até 50.000 euros (60.000 dólares).
Os deputados aprovaram a medida do governo socialista na quinta-feira, disse um porta-voz do Ministério das Questões Parlamentares.
O rock e o pop internacional dominam as ondas de rádio em Portugal, país com 10 milhões de habitantes. A música local é mais conhecida por seus tradicionais fados, mas também tem um número crescente de bandas pop.
A medida ganhou apoio como uma forma de defender a indústria musical nacional, assim como a identidade de Portugal, em uma União Européia que já conta com 25 países.
É similar a uma lei da França, que exige que 40 por cento das músicas tocadas nas rádios sejam francesas.
Em 2005, apenas 7 por cento das músicas que tocaram nas rádios portuguesas eram de bandas nacionais, enquanto a música local representou um quarto das vendas de discos.
A indústria musical portuguesa fez lobby em favor da lei, mas alguns críticos a descreveram como uma medida nacionalista.
 
- TOM FORTUNATO
- Estou em direção à névoa da cidade. O cheiro de fritura dá a noção da chegada. E sobre a ponte vejo o rio gotejar, lá embaixo. Libertação dos sentidos!!!!
 

No comments:
Post a Comment